ENCCEJA Inscrições 2024

Inscrição para o Encceja 2024

Para quem não conhece, o Encceja é um exame realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o qual objetiva avaliar a educação básica brasileira, a fim de realizar melhorias na qualidade do ensino. Além do mais, o Encceja 2024 também certifica os saberes dos alunos que estão prestando o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, como se fosse um supletivo, você também consegue o seu diploma. A seguir maiores informações sobre a prova.

encceja

Prova do Encceja 2024

A sigla Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Portanto, é através desta avaliação que os alunos conseguem o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Desta forma, o Encceja avalia as competências e habilidades adquiridas durante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas pelos alunos. Este exame avaliativo é voluntário e gratuito, ou seja, não há cobrança de valores no momento de sua inscrição. Ademais, podem prestar o exame brasileiros residentes ou não no Brasil, como também pessoas que se encontram cumprindo pena.

Mas alguns requisitos precisam ser observados pelo aluno antes de prestar o exame. Para que seja possível conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental o aluno terás que contar no dia da prova com mais de 15 anos completos. Já no que se refere ao certificado de conclusão do Ensino Médio, o aluno terá que ter mais de 18 anos no momento de aplicação da prova.

Pessoas com necessidades especiais ou mudança de gênero também poderão prestar o exame e informar quando da realização da inscrição se precisam de algum tratamento diferenciado, sendo este garantido por lei, como local com acessibilidade para cadeirantes, prova com letras maiores ou em libras.

Como todo método avaliativo, o Encceja esta dividido em disciplinas, senão vejamos:

Encceja 2024 Nível Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Encceja 2024 Nível Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Vale frisar que, o INEP oferece aos alunos participantes materiais de apoio para estudo preparatório para prestar o exame Encceja, os quais estão disponíveis no site do instituto. Ainda, se o aluno não conseguir passar no exame, atingindo a nota mínima, poderá repetir o exame no próximo ano. Não há limite no número de vezes de realização do exame.

Cronograma Encceja 2024

Como já dito, o exame ocorre uma vez por ano. Normalmente o cronograma ocorre da seguinte maneira:

20 a 31/05 Inscrição e solicitação de atendimento especializado
03 a 07/06 Solicitação de atendimento pelo nome social
07/06 Resultado das solicitações de atendimento especializado
10 a 14/06 Prazo para recurso referente a atendimento especializado
14/06 Resultado dos recursos
17 a 21/06 Recurso referente a solicitação de nome social
26/06 Resultado da solicitação de nome nome social
12/08 Emissão de cartão de confirmação
25/08 Realização da prova
Gabarito
Resultado

encceja-inscricoes

Inscrição Encceja 2024

As inscrições para o exame são realizadas pela internet, de forma gratuita, por meio do acesso ao portal oficial do Encceja pelo endereço eletrônico. Em seguida, clique em Inscreva-se. Preencha os campos obrigatórios com os dados pessoais. Após, insira o nível de formação para emissão do certificado de conclusão, em caso de aprovação, se é Nível Fundamental ou Nível Médio. Seguindo, escolha a instituição certificadora do certificado de conclusão de curso. Responda o questionário socioeconômico e finalize.

  • Mais informações acesse: www.encceja.net

Provas e Resultados do Encceja 2024

Efetuada a inscrição para a realização do Encceja 2024, ficam a espera da divulgação do cartão de confirmação da inscrição. Após sua emissão, é importante conferir se os dados, como endereço, data e horário da prova estão corretos. De igual forma, ressalta-se que o gabarito do exame é liberado no portal do Encceja 2024, após o horário de realização da exame avaliativo.

No que diz respeito aos resultados do exame, estes são divulgados normalmente no final do ano. Para ter acesso ao resultado, basta o aluno acessar a página do participante no portal do Encceja 2024, onde poderá ver se foi aprovado ou não, e qual foi sua nota.

encceja-certificado-de-conclusao

Mas fique atento. Para que haja a emissão do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, o aluno terá que atingir a nota mínima nas quatro disciplinas cobradas no exame, como também na redação.

Se o aluno conseguir atingir a nota mínima em uma ou duas disciplinas, terá aprovação parcial no exame Encceja 2024. Desta forma, no ano seguinte há possibilidade de prestar novo exame para conseguir a aprovação nas disciplinas restantes, conseguindo assim, a aprovação total no exame e consequentemente a emissão do certificado de conclusão de curso.

Como visto, o ENCCEJA 2024 é um exame de suma importância, uma vez que, além de contribuir para melhorias na educação brasileira contribui para a avaliação e emissão de certificado de conclusão de curso, seja a Nível Fundamental ou Médio. Se você tem tempo para estudar e fazer a prova, é uma das melhores maneira de terminar os estudos e pegar o seu diploma.

Como Fazer um Supletivo Rápido a Distância

Mais Supletivos 2024:


Equipe de Redação SupletivoRedação Supletivo

A equipe de redação do Supletivo.Net é composta por especialistas em Educação e reúne aqui, as melhores informações para quem deseja fazer um supletivo de forma segura e rápida. Existem opções pagas e gratuitas para você concluir o ensino médio ou ensino fundamental, e pode ser tanto presencial, como também EAD.