Fazer Supletivo Online

Supletivo Online

É seguro fazer um supletivo online?

É recorrente entre as pessoas os questionamentos a respeito do supletivo online. Principalmente quem gostaria de estudar nessa modalidade de ensino se vê numa situação conflituosa: de um lado, as facilidades oferecidas pela possibilidade de estudar online; de outro, o receio de cair num golpe e perder tempo e dinheiro com um supletivo falso.
É possível sim fazer um supletivo online com segurança, mas é necessário que a escola cumpra alguns requisitos e que você também tenha alguns cuidados. Nesse artigo iremos lhe falar sobre a questão de fazer supletivo online, suas implicações e o modo como fazê-lo com segurança.

supletivo-online

Autorização para a escola ofertar o supletivo online

Qualquer instituição de ensino que queira ofertar o supletivo online precisa contar com uma autorização especial para fazê-lo. Não basta que seja uma escola regularmente instituída, com a autorização para ofertar atividades de Ensinos Fundamental e Médio. É necessário que seja retirada junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) uma autorização específica para a oferta do supletivo online. Portanto, não se esqueça: verifique a autorização da escola para o ensino de EAD (Educação à Distância). Esse é o primeiro cuidado para não errar quando for escolher uma escola de supletivo online. Se a escola não possui autorização, fatalmente não poderá emitir seu diploma de maneira legal.

Como se precaver

A prevenção deve ser feita de maneira bastante simples: procure negociar com instituições sérias, que realmente lhe passem confiança e lhe deem a certeza de que você poderá concluir seus estudos e receber o diploma sem maiores problemas.
Para isso, fique atento para as regras básicas de segurança em negócios online. Não esqueça de analisar o histórico da escola, seus registros, processos, etc.

A segurança do supletivo online

Quando feito em uma escola completamente regular, séria e competente, o supletivo online não representa nenhum perigo para as pessoas. Pelo contrário! Trata-se de uma das modalidades mais seguras e confiáveis que o Brasil possui, porque a fiscalização sobre ela é intensa e bastante eficiente.
O problema é quando você não tem o cuidado necessário e se matricula numa escola irregular, que vai lhe dar muita dor de cabeça e ainda emitir para você um diploma irregular. Portanto, mais uma vez lhe aconselhamos à verificação da instituição onde vai estudar. Para fazer o supletivo online com segurança, procure uma escola em conformidade com as regras do país. É mais confiável!

Estrutura do supletivo online

Quando pede a autorização para ofertar o supletivo online, a instituição de ensino precisa fazer diversas adequações em seu ambiente físico e virtual e então ela passa por uma rigorosa vistoria dos órgãos competentes, que irão observar se ela reúne todas as qualificações necessárias para tal. Isso envolve a adaptação dos setores internos da escola e também da organização de seu ambiente virtual.
Mas por que isso é importante?
Os setores internos devem estar prontos para receber esses alunos para eventuais aulas presenciais, reuniões, provas e qualquer atividade de grupo que necessitem de um ambiente diferenciado para ser executada.
O ambiente virtual é ainda mais importante, já que é através dele que o aluno terá acesso a todo o seu curso, aulas, trabalhos, explicações e tudo o mais que de alguma maneira tenha total relevância para o desenvolvimento pleno da aprendizagem.

Ambiente virtual de aprendizagem

A esfera mais importante para o supletivo online é sem dúvida alguma o ambiente virtual de aprendizagem, que deve estar em um ambiente protegido por senha, para oferecer segurança aos trabalhos executados pelos alunos.
Esse ambiente deve estar completamente preparado para a demanda de alunos e ainda oferecer suporte técnico e canal para esclarecimento de dúvidas, questionamentos e sugestões. Trata-se de algo que prevê a assistência total à pessoa que está em formação acadêmica, a fim de não lhe provocar problemas o processo de aprendizagem.

Professores e tutoria online

As instituições que oferecem o supletivo online precisam ter normalmente a figura dos professores, que devem ser contratados para administrarem os conteúdos aos alunos. Mas não para por aí. Além dos professores, essas escolas precisam ter os tutores que oferecem suporte online para os alunos. Dessa maneira, a instituição procura suprir aquela que talvez seja a maior deficiência do aluno que faz um supletivo online: a falta de explicações e da interação professor x aluno, uma relação que faz toda a diferença no processo ensino – aprendizagem.

fazer-supletivo-online

Matérias Supletivo Online

Também é interessante que você saiba que não há dispensa de matérias para que você possa estudar no supletivo online. Há apenas uma exceção, que é a matéria de Educação Física, que no caso dos cursos feitos online, é facultativa, ou seja, permite que o aluno opte por fazê-la ou não. Isso se deve ao fato de que grande parte dos trabalhos desenvolvidos nas aulas de Educação Física são práticos, o que não é compatível com a educação à distância.
Mas seu curso somente estará completo e realmente válido se constarem todas as matérias, suas respectivas cargas horárias e as notas satisfatórias. Logo, se informe sobre quais são as matérias que você precisará estudar e observe se a escola de supletivo online na qual está pensando em se matricular possui as matérias exigidas por lei. Se não possuir, saiba que esse é um péssimo sinal.

Disciplina de estudo Supletivo EAD

Por fim, para que o processo de estudo através do supletivo online tenha sucesso, é necessário que você tenha a consciência de que precisa ter disciplina com os estudos, o que quer dizer responsabilidade e compromisso com o seu próprio aprendizado.
Você sabe que irá adotar um sistema de estudo em que não haverá alguém exigindo de você que preste atenção no conteúdo e se empenhe para aprender. E sabe também que o horário de estudo é você quem vai estipular. Porém, depois vai ser necessário responder a uma prova de verificação de aprendizagem. E assim como acontece no ensino regular, no supletivo online você também pode ser reprovado e ter que estudar novamente.
Encontre uma instituição séria e conclua seus estudos. Vale a pena e ultimamente os valores têm sido bastante acessíveis.

Mais sobre Supletivo 2018

  • supletivo-a-distancia-150x150Supletivo à Distância Como escolher a melhor escola para fazer um Supletivo à Distância? O estudo feito na modalidade a distância é também conhecido como EAD, sigla que significa Ensino A Distância. Trata-se de uma modalidade de estudo que acontece fora dos muros das instituições educacionais, através de […]
  • supletivo-rapido-1-150x150Supletivo Rápido a Distância Grátis Fazer Supletivo à Distância Rápido Quando falamos sobre supletivo rápido é sempre interessante ter o máximo cuidado quanto à escolha da instituição onde irá fazer o curso. Isso porque esse mercado está repleto de pessoas mal intencionadas que querem lucrar sobre a necessidade das […]
  • supletivo-rapido-150x150Supletivo Rápido – Onde Fazer Como fazer um supletivo rápido e fácil Muitas das pessoas que entram em contato conosco querem saber de que forma podem se organizar para fazer um supletivo rápido e fácil. Elas estão à procura de informações claras e precisas porque não querem correr o risco de caírem nas mãos de […]
  • eja-150x150EJA 2018 Inscrições Inscrição EJA 2018 Supletivo Você é jovem ou adulto e quer ter diploma fácil? A Educação Para Jovens e Adultos – EJA é o passo inicial para quem quer retomar os estudos! Se você não conseguiu terminar os ensinos fundamental ou médio, o momento certo para voltar a estudar é agora! Você […]

2 comentários em “Fazer Supletivo Online

  1. Boa tarde!

    Gostaria de saber qual site para realização do supletivo online.

    Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *