Onde Fazer Supletivo Urgente 2024

Supletivo 2024 Urgente Onde Fazer?

Estudos mostram que mais de 70 milhões de brasileiros não terminaram os seus estudos e necessitam fazer o Supletivo para poderem ter mais chances no mercado de trabalho, realizar concursos ou adentrar em alguma faculdade.

supletivo-urgente

Supletivo a própria palavra já diz é nada mais nada menos é que suprir ou suplementar algo ou alguma perda que outrora foi deixada lá atrás no caso dos estudos.

A lei 9.394/1996 Seção V Art.37 que trata especialmente da educação de Jovens e Adultos mais conhecido pela sigla (EJA) relata a condição do Supletivo para esses Jovens e Adultos mediante a uma avaliação que possa complementar ou suprir esse “abandono” aos estudos seja por qualquer motivo ocorrido.

Quem Pode Fazer Supletivo 2024?

Existem vários fatores que determinam se de fato o candidato poderá realizar o Supletivo ou não, porém o critério indispensável para agregar a pessoa nesse processo seria ela possuir uma idade superior a 18 anos ou mais completos até o dia da prova, isso para o caso do ensino médio.

Porém alguns jovens de 15 ou 16 anos que não terminaram o ensino fundamental, que hoje seria do quinto ao nono ano, e desejam realizar o Supletivo Fundamental, poderão realizar essa avaliação no caso o Supletivo sem nenhum tipo de problema.

Para que Serve o Supletivo?

O Supletivo não é apenas retornar para uma escola e frequentá-la de forma diária. Todos os projetos de certificação ou provas que são reconhecidas onde o aluno poderá seguir a sua carreira posteriormente de forma acadêmica, ele é considerado um Supletivo.

Existe o Supletivo clássico que o aluno maior de 18 anos se matricula em alguma escola do estado (EJA) onde passa a frequentar todos os dias, como também existem provas de certificação como o ENEM que passou a certificar desde 2009 os alunos do ensino médio se tornando também um Supletivo, existe também o ENCCEJA 2024 que é uma espécie de prova de Supletivo e por fim os considerados Supletivos Particulares, onde o aluno realiza os pagamentos das mensalidades para empresas ou escolas particulares e no fim da modalidade o certificado será expedido de forma 100% legal. Resumindo então, todas essas modalidades que estão diretamente ligadas ao Ministério da Educação ou a delegacia de ensino dá-se o nome de Supletivo.

supletivo-urgente-onde-fazer

Não existe Supletivo 100% de forma remota mas apenas de forma presencial. O que seria possível fazer através de sua casa pela internet seria um resgate pedagógico fazendo uso de ferramentas, vídeos, tecnologias,aplicativos, enfim, tudo que possa agregar na valorização do estudo, porém a prova que irá certificar a determinada pessoa somente deverá ser feito de forma presencial se dirigindo até um local físico específico.

No caso do EJA online que é regulamentado, é possível o aluno fazer uma determinada porcentagem de estudo que seria de 80% estudando de forma remota no conforto de sua casa e os outros 20% sendo em aula presencial. Alguns Supletivos privados que oferecem essa condição reconhecida pelos núcleos de educação tem o nome de EJA online.

Então quando se fala de EJA online estamos falando do resgate pedagógico, isso porque o que separa o aluno do certificado é a ausência do conhecimento e claro, após esse conhecimento ou resgate pedagógico mínimo exigido para um aluno de Suplementação, ele estará apto para realizar as avaliações de reconhecimento para assim poder receber o seu certificado.

Fato é que o Supletivo não se trata de um modelo fechado para pessoas voltarem a fazer o que já fizeram um dia, ir apenas a escola, mas sim existem muitas novidades e capacitação real acontecendo e facilitando a vida de muitas pessoas para que essas consigam terminar os seus estudos.

fazer-supletivo-urgente

O certificado do Supletivo é válido?

Certificado é certificado, no Brasil não existe um tipo de diploma que não possua validade legal e menos “poderes” diante ao Ministério da Educação (MEC) sendo possível fazer uso somente para alguns fins. Nas leis de diretrizes e bases da Educação (LDB) não existe nenhuma restrição ou um certificado ou modalidade que tenha uma importância maior ou menor do que o outro. Ou você possui um certificado legal do Ensino Médio ou você não possui.

Bom, agora que você conseguiu compreender melhor de todas as formas possíveis como suprir ou complementar a sua falha educacional do passado por algum motivo através do Supletivo, a chance de reativar essa condição de certificação e obter a sua regulamentação perante os estudos do ensino médio ou fundamental é considerada extremamente grande. Desejamos boa sorte em seus estudos!

Como Fazer um Supletivo Rápido a Distância


Equipe de Redação SupletivoRedação Supletivo

A equipe de redação do Supletivo.Net é composta por especialistas em Educação e reúne aqui, as melhores informações para quem deseja fazer um supletivo de forma segura e rápida. Existem opções pagas e gratuitas para você concluir o ensino médio ou ensino fundamental, e pode ser tanto presencial, como também EAD.