Supletivo Rápido – Onde Fazer

Como fazer um supletivo rápido e fácil

Muitas das pessoas que entram em contato conosco querem saber de que forma podem se organizar para fazer um supletivo rápido e fácil. Elas estão à procura de informações claras e precisas porque não querem correr o risco de caírem nas mãos de golpistas, investirem seu dinheiro e não receberem um diploma realmente válido.
Trata-se de uma preocupação que tem fundamento. Afinal de contas, é realmente verdade que muitas pessoas já foram vítimas de golpes e outras continuam sendo por falta de cuidado e de atenção quando decidem fechar uma negociação com alguém.
Portanto, conheça as dicas que temos para lhe dar a respeito desse assunto. Com toda a certeza poderemos lhe auxiliar no processo de escolha da instituição e também na melhor maneira de se organizar para fazer um supletivo rápido com qualidade e segurança.

supletivo-rapido

O que é o supletivo rápido

O supletivo rápido é uma modalidade de estudo feito de forma intensiva, em que a pessoa se matricula, recebe seu material de estudo, passa a ter acesso à sua área virtual de estudo e se prepara para os exames finais, que serão a sua verificação de aprendizagem. A escola que oferece esse tipo de estudo deve ser devidamente regulamentada, estar em perfeito funcionamento e possuir autorização especial da Secretaria de Educação do Estado para a oferta desse serviço. Não estude numa escola que não tenha essa autorização. Mais adiante você terá mais informações sobre isso.
Por ora, entretanto, é importante que você compreenda que o supletivo rápido é uma exceção, e não uma regra. Por isso o desenvolvimento de todo esse processo é excepcional, não determinante. Esse é o caminho que você deve ver como o mais importante para compreender o que é exatamente o supletivo rápido e sua importância para a sociedade.

Quem pode se inscrever em um Supletivo Rápido?

Qualquer modalidade de supletivo é direcionado às pessoas que estão em situação de distorção idade x série. Mas essa regra só é válida para alunos acima dos 15 anos (em caso de Ensino Fundamental) e dos 18 anos (em caso de Ensino Médio). Assim sendo, esse é o limite de idade para aqueles que desejam fazer o supletivo. Abaixo dessa idade não há possibilidades de se fazer. Se alguém disser que é possível e se prontificar a prestar toda a assessoria para o estudo, cuidado, isso poderá ser um golpe.

Contribuição social

A ideia do supletivo rápido é fazer uma contribuição social, à medida em que proporciona à pessoa, que por algum motivo precisou se afastar dos estudos, a possibilidade de corrigir sua situação e “alçar vôos” mais altos em sua vida acadêmica e profissional. É através disso que passa a ser possível fazer justiça social, diminuir os índices de analfabetismo e de evasão escolar.

Situação dos alunos que fazem o supletivo de Ensino Fundamental aos 15 anos

Como o supletivo é uma modalidade de estudo em que dois anos letivos são cursados em um, devido à sua estrutura semestral, um aluno que tenha 15 anos e esteja, por exemplo, a dois anos de concluir o Ensino Fundamental, irá finalizá-lo aos 16 anos. Nesse caso, ele pode ser inserido no supletivo do Ensino Médio assim que finalizar o do Ensino Fundamental?
A resposta é não. nesse caso, o aluno deverá se matricular numa escola regular, em que irá cursar o Ensino Médio de três anos. Sua inserção na modalidade de supletivo do Ensino Médio se dará somente se na conclusão do Ensino Fundamental o aluno já tiver 18 anos ou mais.

Atenção para algumas informações importantes

Essa área de supletivo rápido é onde os golpistas agem com mais freqüência. Eles se aproveitam da necessidade urgente das pessoas e aplicam os golpes. Portanto, quando você procurar a escola, não faça negociações “de rua”, mesmo que a pessoa que oferece o serviço afirme atuar em nome de uma instituição séria e regulamentada. Dê preferência à negociação feita diretamente na escola, onde você vai efetuar a matrícula e os pagamentos que sejam necessários.

supletivo-rapido-onde-fazer

Onde Fazer supletivo rápido

As escolas que querem oferecer o supletivo rápido para seus alunos deve se enquadrar em alguns critérios indispensáveis.
O primeiro e mais importante deles é quanto ao tempo de duração do curso de supletivo. Eles devem ter, no mínimo, seis meses de duração, a depender de quantos anos letivos faltam para a conclusão da etapa de estudo em que se encontra. Portanto, jamais acredite na propaganda das escolas que lhe prometem a conclusão de todo o Ensino Médio em dois, três ou quatro meses, como vemos aos milhares por aí.
Também não se iluda com quem promete a possibilidade de eliminar todos os estudos somente fazendo um exame de avaliação. Essa é uma prerrogativa dada unicamente às Secretarias de Educação das Unidades da Federação, que podem ou não fazê-lo de acordo com suas próprias decisões. Se não for através das Secretarias de Educação, não acredite nessas promessas.
Atenção para a necessidade de estudar todas as disciplinas e de alcançar médias satisfatórias em cada uma delas. A exceção a essa regra fica por conta das aulas práticas de Educação Física, que são facultativas. Todas as demais podem e devem ser tidas como elementos fundamentais para esse processo.
Uma escola de supletivo deve possuir registro nos órgãos de fiscalização, além da autorização de funcionamento, coisas que envolvem uma burocracia enorme. E é direito seu ter acesso a esses documentos quando se decidir por estudar em determinada escola.

Confira também: Inscrição Supletivo Seduc

Diplomas

Todos os diplomas de curso supletivo seguem o mesmo padrão de registro dos cursos regulares, feito pela Secretaria de Educação do Estado. Eles possuem validade em todo o território nacional e podem ser utilizados para quaisquer fins que a pessoa julgar necessário, seja para trabalho ou para estudo.

EJA (Educação de Jovens e Adultos)

A EJA surgiu como um desdobramento do supletivo tradicional, inclusive funcionando nos mesmos moldes que ele, foi uma iniciativa que os governos tomaram para tornar mais rápido o processo de recuperação do tempo de pessoas que se atrasaram nos estudos.

Confie nos supletivos rápidos que de fato lhe passem a confiança de que irão atender aos seus objetivos. Seja responsável e com certeza o resultado será o melhor possível.

Mais sobre Supletivo 2018

  • supletivo-rapido-1-150x150Supletivo Rápido a Distância Grátis Fazer Supletivo à Distância Rápido Quando falamos sobre supletivo rápido é sempre interessante ter o máximo cuidado quanto à escolha da instituição onde irá fazer o curso. Isso porque esse mercado está repleto de pessoas mal intencionadas que querem lucrar sobre a necessidade das […]
  • eja-150x150EJA 2018 Inscrições Inscrição EJA 2018 Supletivo Você é jovem ou adulto e quer ter diploma fácil? A Educação Para Jovens e Adultos – EJA é o passo inicial para quem quer retomar os estudos! Se você não conseguiu terminar os ensinos fundamental ou médio, o momento certo para voltar a estudar é agora! Você […]
  • supletivo-online-150x150Fazer Supletivo Online Supletivo Online É seguro fazer um supletivo online? É recorrente entre as pessoas os questionamentos a respeito do supletivo online. Principalmente quem gostaria de estudar nessa modalidade de ensino se vê numa situação conflituosa: de um lado, as facilidades oferecidas pela […]
  • supletivo-a-distancia-150x150Supletivo à Distância Como escolher a melhor escola para fazer um Supletivo à Distância? O estudo feito na modalidade a distância é também conhecido como EAD, sigla que significa Ensino A Distância. Trata-se de uma modalidade de estudo que acontece fora dos muros das instituições educacionais, através de […]

Um comentário em “Supletivo Rápido – Onde Fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *