Supletivo à Distância

Como escolher a melhor escola para fazer um Supletivo à Distância?

O estudo feito na modalidade a distância é também conhecido como EAD, sigla que significa Ensino A Distância. Trata-se de uma modalidade de estudo que acontece fora dos muros das instituições educacionais, através de vídeo aulas, de fóruns e debates, estudos individuais, recursos tecnológicos e mais uma série de coisas que facilitam o processo de estudo, mas também exigem do aluno disciplina, empenho e responsabilidade para que realmente possa obter êxito em sua busca de conhecimento.
Gostaríamos, portanto, de lhe falar sobre o primeiro passo para que uma pessoa que não conseguiu finalizar os Ensinos Fundamental e Médio possa fazê-lo com segurança através do Supletivo à distância: a escolha da instituição em que irá estudar. Veja as dicas a seguir para você escolher o melhor supletivo EAD reconhecido pelo MEC.

supletivo-a-distancia

Onde Fazer Supletivo à Distância?

Procure anotar o nome e o número do telefone de várias instituições que oferecem o Supletivo à Distância. Não precisa ser criterioso nesse ponto. Anote tudo o que puder e entre em contato. Pergunte como funciona, qual o tempo de duração, como são as avaliações, de que modo é emitido o seu certificado, etc. Não tenha vergonha de solicitar todas as informações importantes porque é direito seu saber. É assim que você vai ter a primeira impressão sobre a escola e se pode realmente confiar em seu trabalho.

Pesquise sobre a Instituição

Depois que você tiver esse primeiro contato com a escola, faça então uma pesquisa sobre ela. Tente descobrir alunos que já estudaram na mesma modalidade que você está pretendendo e converse com eles, procure saber como foi sua experiência. Procure descobrir junto aos órgãos competentes se a escola está devidamente registrada, se está em situação regular, se possui processos, qual a sua nota de avaliação… Enfim! Descubra tudo o que puder para tirar as suas conclusões. Essa vai ser uma atitude extremamente importante.

Certifique-se de que a escola de supletivo à distância existe de verdade

Você não pode negociar com uma instituição que sequer sabe se existe verdadeiramente. E não estamos falando apenas sobre a pesquisa do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou da IE (Inscrição Estadual) da empresa. A ideia que queremos lhe passar é que você deve ir ao local onde a escola funciona e certificar-se de que ela existe de verdade. Afinal, existem empresas de fachada, que não funcionam (e nunca funcionaram) no endereço que indicam em seu site e propagandas.

Site empresarial e institucional e propagandas

E por falar em site, gostaríamos de lhe chamar a atenção para o visual do site e para as propagandas da escola. Analise se são trabalhos profissionais ou se não passam de amadorismo, se as informações são completas, se o site realmente é institucional, se possui diversos meios de contato, etc. E as propagandas devem ter a mesma estrutura.
Sites e propagandas que mostram muito amadorismo, redações pobres e sem nexo, não inspiram confiança e realmente não são de confiança. Se você tiver o cuidado de analisar tudo isso com atenção e muito carinho, certamente irá diminuir bastante as chances de ser vítima de um golpe.

Converse com a direção e a coordenação da escola

Também é uma excelente atitude você procurar conversar com a direção e a coordenação da escola para colher informações sobre a instituição. Em situações como essas, dificilmente as pessoas irão mentir porque estarão cometendo um crime caso o façam. E quando você pede uma reunião para conhecer a fundo a instituição a que está confiando seus estudos acadêmicos, certamente ficarão mais temerosos de mentir. Se seu supletivo à distância realmente for algo sério, não terão receio de lhe dizer. Mas ficarão inseguros caso não seja sério o trabalho que executam. Exija também que o supletivo seja reconhecido pelo MEC.

supletivo-a-distancia-gratuito

Fraudes e Golpes nos Supletivos à Distância

É importante que você saiba que é importante se precaver porque as fraudes e os golpes envolvendo as escola de supletivo a distância são demais. Mais do que você possa efetivamente imaginar. Muita gente pensa que se trata de algo fantasioso, como se pudesse acontecer com todos, a não ser conosco. Mas as pessoas mal intencionadas estão em todos os lugares, somente esperando alguém desavisado para “dar o bote”. E se você não se cuidar, vai ser a próxima vítima. Infelizmente você não está acima desses riscos.

Não feche contratos via internet e nem efetue pagamentos sem segurança

A facilidade do mundo virtual só deve existir para você fazer a busca pelas instituições. Mas quando for fechar um contrato, você deve ter o cuidado de ir pessoalmente à instituição. Não confie no fechamento de negócios pela internet porque há uma possibilidade muito grande de você sofrer um golpe. Especialmente porque naturalmente você terá que pagar a taxa de matrícula, uma mensalidade adiantada ou alguma coisa nesse sentido que tem aspecto de prejuízo financeiro.

Evidências de fraude

Às vezes, quando estamos prestes a fechar um negócio, uma “luzinha” vermelha se acende lá no fundo e parece dizer “não faça porque isso é golpe”. Significa que o seu inconsciente captou alguma coisa que não está de acordo com o que realmente deveria ser. Muitas vezes você não sabe sequer o por que, mas algo está errado e lhe incomodando muito. É isso também o que acontece quando você está negociando com a escola de supletivo à distância. Portanto, não deixe de ouvir seus instintos. É certo que você precisa fazer um supletivo, mas certamente também não está disposto a perder dinheiro não é mesmo? Uma outra opção é procurar um supletivo a distância gratuito.

Diplomas falsos

Esse é o grande risco que uma pessoa corre quando faz um supletivo à distância: receber um diploma falso, que depois vai lhe dar muita dor de cabeça. O melhor a fazer é tomar todos os cuidados possíveis e necessários, fazer uma negociação segura e se certificar de que está se matriculando numa escola responsável.
Muitas pessoas que caem nesses golpes são aquelas que procuram por facilidades e querem fazer negociações simples. Em outras palavras, são as pessoas que estão dispostas a comprar o diploma. Como sabem que estão fazendo algo errado, não se asseguram de que seja segura a negociação. E depois nem sequer têm como recorrer às autoridades porque assim como o golpista, também terminou cometendo um crime.

Muito cuidado ao escolher o supletivo a distância, seja responsável e faça as coisas corretamente porque assim lhe será possível evitar prejuízos de todas as ordens que possa imaginar.

Mais sobre Supletivo 2018

  • supletivo-online-150x150Fazer Supletivo Online Supletivo Online É seguro fazer um supletivo online? É recorrente entre as pessoas os questionamentos a respeito do supletivo online. Principalmente quem gostaria de estudar nessa modalidade de ensino se vê numa situação conflituosa: de um lado, as facilidades oferecidas pela […]
  • supletivo-rapido-1-150x150Supletivo Rápido a Distância Grátis Fazer Supletivo à Distância Rápido Quando falamos sobre supletivo rápido é sempre interessante ter o máximo cuidado quanto à escolha da instituição onde irá fazer o curso. Isso porque esse mercado está repleto de pessoas mal intencionadas que querem lucrar sobre a necessidade das […]
  • ensino-fundamental-a-distancia-150x150Ensino Fundamental à Distância Gratuito Fazer Ensino Fundamental EAD Grátis Infelizmente o Brasil ainda hoje continua sendo um país com enorme índice de evasão escolar, o que explica o desemprego, a pouca renda, a falta de profissionais qualificados e mais uma porção de coisas que de uma maneira ou de outra está relacionada […]
  • supletivo-rapido-150x150Supletivo Rápido – Onde Fazer Como fazer um supletivo rápido e fácil Muitas das pessoas que entram em contato conosco querem saber de que forma podem se organizar para fazer um supletivo rápido e fácil. Elas estão à procura de informações claras e precisas porque não querem correr o risco de caírem nas mãos de […]

2 comentários em “Supletivo à Distância

  1. Eu sou paraense e gostaria de saber onde fazer o supletivo e quanto tempo dura o curso?

  2. ana heleonora eu quero fazer esse supletivo por favor onde posso fazer e quanto tempo dura esse curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *